O Banco Central (BC) liberou nesta segunda-feira (14) um novo site para cerca de 28 milhões de pessoas consultarem valores esquecidos em bancos. No entanto, o resgate estará disponível somente a partir de 7 de março. 


O BC informou que, só nesta fase, pretende devolver cerca de R$ 4 bilhões e o pagamento pode ser feito via Pix. 


Quanto àqueles que não possuem uma chave Pix, a entidade ressaltou que essas pessoas irão receber os valores de qualquer forma. Neste caso específico, as instituições financeiras entrarão em contato com os clientes para informar como será feita a transferência. 


Porém, é preciso tomar cuidado com possíveis golpes. Por isso, não clique em links recebidos pelo e-mail, WhatsApp, SMS ou qualquer rede social, nem faça pagamentos para ter acesso aos valores esquecidos. 


“Muito importante: apenas depois que você acessar o sistema e somente no caso de pedir o resgate sem indicar uma chave Pix, a instituição financeira que você escolheu entrará em contato para realizar a transferência. Atenção: mesmo neste caso específico, essa instituição não pode pedir que você informe seus dados pessoais, nem sua senha”,  alerta o Banco Central. 


Dessa forma, tenha em mente que o único site para consultar e solicitar o resgate do dinheiro esquecido em bancos é o Valores a Receber. 


Como consultar os valores a receber e pedir resgate? 


Para saber se você tem algum dinheiro esquecido em bancos, basta acessar o site do Valores a Receber e inserir seu CPF e data de nascimento ou CNPJ e data de abertura da empresa. Feito isso, o sistema te informará o valor e a data para solicitar o resgate. 


Vale ressaltar que será necessário logar em alguma conta gov.br nível prata ou ouro. Caso não tenha o cadastro, é possível fazer no site ou no aplicativo disponível na Play Store (Android) ou na App Store (Apple). 


Assim, para subir de nível e conseguir solicitar a transferência, é preciso confirmar sua identidade via reconhecimento facial no próprio app. 


Contudo, se você não conseguir acessar o Valores a Receber no dia indicado pelo sistema do BC, não se preocupe. Você pode voltar ao site em outro dia e repetir o processo. O sistema vai te informar uma nova data para retorno. 


Por fim, tenha em mente que o dinheiro é seu e continuará guardado pelas instituições financeiras pelo tempo que for necessário, até que você peça a devolução

Postagem Anterior Próxima Postagem