Muitas pessoas poderiam ser salvas se soubessem quais os primeiros sinais de um infarto. A taxa de sobrevivência a uma parada cardíaca é de 7 em cada 10, subindo para nove quando procura um medico.
Os sintomas de um ataque cardíaco podem incluir: - Dor no peito, uma sensação de pressão, peso, aperto ou compressão no peito; - Dor em outras partes do corpo, esta dor pode parecer que a dor está se espalhando do peito para os braços (geralmente o braço esquerdo é afetado, mas pode afetar ambos os braços), mandíbula, pescoço, costas e abdômen; - Sensação de tontura ou atordoamento; - Sudorese; - Falta de ar; - Sentir-se enjoado ou vomitar; - Uma sensação forte de ansiedade (semelhante a ter um ataque de pânico); - Tosse ou chiado; Embora a dor no peito seja muitas vezes intensa.
O paciente que sofre uma parada cardíaca, morre em questão de segundo, se não receber logo os primeiros socorros.
Um ataque cardíaco pode levar a uma parada cardíaca.
O sistema de saúde do Reino Unido afirma que milhões de vidas poderiam ser salvas se procurasse logo uma orientação medica, ligando para 192 emergência, para receber logo os primeiros atendimentos.
Esta campanha aconteceu devido verificar que poucas pessoas sabiam quais os sintomas de um infarto. A pesquisa foi com 2000 participantes e apenas 41% disseram que sabia que a transpiração era um dos primeiros sintomas, e somente 27% estavam cientes que tontura, sensação de fraqueza ou desconforto também eram comuns.